Consulta online na pediatria para brasileiros residentes no Japão.
Como o pediatra atende por telemedicina?
Ainda durante a gravidez, a mãe já estabelece uma relação próxima com o obstetra de ligar ou mandar WhatsApp com perguntas, fotos e vídeos de qualquer dúvida que surge ou de algo diferente que acontece. Com o bebê recém-nascido, essa rotina é quase que automaticamente transferida para o pediatra.
Não há restrições ou contraindicações para consulta online: ela pode ser feita com bebês e crianças de qualquer idade para qualquer análise clínica.
Quando devo marcar uma consulta online com pediatra?
Não há regras que delimitam quando a consulta online deve acontecer. Na prática, isso significa que a telemedicina pode ser acionada apenas para acompanhamentos após uma consulta presencial, ou pode ser usada desde o primeiro encontro.
Também não existem limitações sobre quais são as queixas que podem ser abordadas em uma consulta online. Na pediatria, é possível fazer consultas sobre qualquer assunto: febre, coriza, tosse, dor de ouvido, dor de garganta, machucados e manchas na pele, diarreia ou qualquer outro incômodo.
Os benefícios da consulta online na pediatria para brasileiros residentes no Japão.
Primeiramente, a telemedicina dispensa deslocamento. Para os pais e responsáveis, é um grande facilitador para encaixar a consulta na rotina corrida. Já para os pequenos, destaca-se o aspecto psicológico. O ambiente e a espera do consultório médico podem ser estressantes, principalmente para bebês.
Habituados a um tratamento mais próximo, muitos pacientes brasileiros não se sentem à vontade com o atendimento profissional, quase sempre impessoal adotado pelos médicos locais. Para completar, há ainda a barreira do idioma para uma porcentagem de brasileiros que sentem dificuldades para se comunicar em japonês.
Diante desse quadro, o Projeto Tsuru e a médica pediatra Fernanda Naka identificaram uma boa oportunidade para oferecer um serviço diferenciado aos brasileiros que vivem no Japão a um custo acessível.
A consulta por vídeo chamada pode ser mais prática, diferente da consulta presencial, que por muitas vezes necessita de avaliações precisas ou realização de procedimentos. As consultas presenciais por vezes são indispensáveis para seguir com o tratamento do paciente, porém unir as duas formas de consulta pode ser uma estratégia eficiente e prática para os tratamentos.
Conheça a médica pediatra
Fernanda Naka Médica Pediatra
CRM 109476/RQE 81189
Formada em medicina pelo Faculdade de Medicina do ABC e com residência em pediatria pela mesma instituição. Com Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e subespecialização no Hospital do Coração em São Paulo.
Projeto Tsuru ©/ Todos os Direitos Reservados.
Preencha abaixo: